CNE 2011: A primeira vitória do ano para Gonçalo Reis

Depois de um longo interregno o Nacional de Enduro voltou à estrada  desta vez com a disputa da quarta prova a contar para o Campeonato da modalidade
O Enduro Vinhateiro foi uma estreia absoluta neste campeonato, contando um percurso inédito entre as vinhas do alto Douro.

Gonçalo Reis vinha para esta prova com uma boa rodagem ganha ao longo do mês e meio depois de ter disputado três provas do Mundial de Enduro, a última delas na semana passada na Sicília.
Em Santa Marta de Penaguião e na Zona da Régua, o piso duro com muito xisto, a juntar a controlos apertados no primeiro dia de prova veio provocar algumas alterações na tabela classificativa.

Num controlo mais apertado alguns dos pilotos da frente iriam ser penalizados enquanto que Gonçalo Reis chegaria a tempo e horas à zona de assistência embora tenha tido que apertar o ritmo. Esta situação casou alguma confusão e Gonçalo Reis iria perder a concentração, caindo por diversas vezes ao longo do dia. Contudo com a penalização averbada pelos seus adversários, Reis ganharia o primeiro dia na Régua.

O segundo dia seria mais calmo em termos desportivos já com a “tradicional” batalha entre Gonçalo Reis e Paulo Felícia a ser o grande motivo de interesse da prova. Mais incisivo e concentrado Reis ganharia diversas especiais num jogo do “ora ganhas tu ora ganho eu.” Reis seria o mais rápido em quatro especiais, nomeadamente nas Enduro Test. O piloto da Honda só iria ser penalizado nas Extreme onde perdia escassos segundos para os seus adversários. No final deste segundo dia Gonçalo Reis seria segundo a apenas 11s de Paulo Felícia.

Gonçalo Reis - Honda CRF 450

Gonçalo Reis: “O primeiro dia de competição aqui na Régua foi algo atribulado. Estava algo desconcentrado com a situação que se criou devido à penalização dos meus a adversários e caí por diversas vezes, uma delas foi mais forte e bati com as costelas num tronco o que me deixou algo abalado. Fiquei sem ar e por isso tive de refrear o andamento. No segundo dia tudo voltou ao normal. Comecei a ganhar com a vitória Super Especial e na Enduro Test dei o máximo. Nas Extreme perdi alguma da vantagem acumulada pelo facto de ainda não ter encontrado o ritmo ideal com a “quatro e meio” nos obstáculos artificiais. No final da prova os escassos 11s que me separaram do Felícia justificam o facto de só nós dois termos capacidade de lutar pela vitória. 
Agora seguem-se mais duas rondas do Mundial de Enduro, na Turquia e na  Grécia, regressando o nacional em Lagares nos próximos dias 25 e 26 de Junho.”

Classificações Régua 1º Dia: 1º Gonçalo Reis (Honda), 2º Mário Patrão (Suzuki) a 1m48s, 3º Paulo Felícia (Yamaha) a 4m41s etc.
Classificações Régua 2º Dia: 1º Paulo Felícia (Yamaha), 2º Gonçalo Reis (Honda) a 11s, 3º Luís Oliveira (Yamaha) a 1m36s etc.
Classificação actual do Campeonato: 1º Paulo Felícia 170pts, 2º Gonçalo Reis 157pts , 3º Luís Oliveira 132 pts etc.

Fonte: Press Officer Gonçalo Reis 
E-mail: solpostoracingteam@gmail.com
Fotos: Jorge Simões (Fozmotor)

Comentários

Publicações mais vistas