ACMOTOS|TM RACING: Uma época de sucessos

Está terminada a época 2011 do Campeonato Nacional de Enduro (CNE). As provas que compuseram o calendário foram Braga, Góis, Ourém, Peso da Régua, Vale da Fraga e por ultimo Gondomar, que foi também o palco da consagração dos Campeões das vários classes e troféus.

Uma época que ficará marcada para a equipa Valecambrense ACMOTOS | TM RACING | ENI | AS&S | DRENALINE, que fechou o Campeonato com chave de ouro ao consagrar dois Campeões.

Carlos Alberto e António Carmo

Carlos Alberto venceu a Classe Open aos comandos da TM 300 2T e António Carmo também aos comandos de uma TM 300 2T venceu na Classe Veteranos. Um ano de muita dedicação e empenho que foi recompensado com muitas vitórias ao longo de toda a época.
Carlos Alberto, Stefan Pinheiro, António Carmo, João Silva, Diogo Valença.

Este projecto da equipa Valecambrense envolveu ao longo da época 6 pilotos, o "Chefe" da equipa António Carmo na classe Veteranos, Carlos Alberto e Diogo Valença na classe Open, João Silva na classe Verdes 1 e Stefan Pinheiro na classe Verde 2. Nuno Barros mais recentemente também se juntou à equipa, fazendo algumas provas do final do CNE na classe Verde 1.

"Percurso dos Pilotos ao longo da época"


António Carmo - TM 300 2T


António Carmo venceu a sua classe pela regularidade dos resultados obtidos ao longo da época, levou várias vezes a sua TM ao 2º lugar do pódio e terminou a época da melhor maneiro possível, com o 1º' lugar nos dois dias de Gondomar e a respectiva consagração na classe Veteranos. António Carmo além de piloto é também o "Chefe" da equipa ACMOTOS | TM RACING | ENI | AS&S | DRENALINE de Vale de Cambra. Um exemplo a seguir pelos mais novos, mostrando que é possível vencer com determinação e empenho.

Carlos Alberto - TM 300 2T


Carlos Alberto está na ACMOTOS | TM RACING | ENI | AS&S | DRENALINE à dois anos. O seu percurso no Enduro também começou por aqui, tendo feito estas duas época na classe Open. No primeiro ano terminou no lugar mais baixo do pódio, 3º lugar da Open, um optimo resultado num ano de habituação ao Enduro. Este ano foi a consagração do seu trabalho e dedicação ao projecto, vencendo a classe Open categoricamente com uma vantagem de 35 pontos sob o 2º lugar. Em Gondomar ao vencer o primeiro dia, já se sagrou campeão, mesmo assim partiu para o segundo dia com vontade de vencer e mostrar que o seu titulo era merecido, terminando assim o campeonato conforme começou, com uma vitória.

Diogo Valença - TM 250 Fi


Diogo Valença laçou-se este ano num novo desafio, a classe Open. Uma classe mais exigente e mais competitiva, obrigando a uma dedicação e empenho maior. Diogo ao longo da época teve altos e baixos e algumas lesões que o obrigaram a desistir alguns dias. Mas a maior dificuldade de Diogo, foi ultrapassar a pressão de estar numa classe mais exigente e isso notou-se quando correu sem pressões como foi a prova de Peso da Régua após ser desclassificado, mas continuou a corrida até ao final e fez tempos muito bons chegando a fazer o melhor tempo da classe numa passagem pela Extreme. Em Gondomar, Diogo veio para corrida mais calmo, pois não tinha de provar nada e o seu resultado estava feito. No primeiro dia foi regular e andou conforme costuma treinar, terminando assim no 5º posto da classe Open. No segundo dia foi obrigado a desistir após embater numa pedra num troço de ligação, que lhe danificou a tampa de embraiagem. No final do campeonato terminou no 12º lugar da classe Open, um resultado que não corresponde ao seu valor, esperamos assim uma próxima época com uma nova atitude e muito treino.

João Silva - TM 250 Fi


João Silva integrou a equipa este ano, com a nova TM 250 Fi, uma nova mota a 4T de injecção da marca italiana. A correr na classe Verde 1, João Silva começou o campeonato da melhor maneira, levando a sua TM ao 2º lugar do pódio na prova de Braga. Uma lesão contraída antes da segunda prova do CNE, no Enduro da Póvoa do Lanhoso, obrigou-o a estar ausente do CNE até ao Enduro do Peso da Régua, onde voltou a subir ao pódio no segundo dia de prova, 3º posto da classe. João Silva antes de voltar ao CNE ainda teve abraçou um novo desafio na sua carreira, participando na etapa portuguesa do Mundial de Enduro que se realizou este ano em Vale de Cambra. De volta ao CNE, no Enduro Vale da Fraga João desistiu no primeiro dia de prova, bem como muitos pilotos que sucumbiram às altas temperatura que se fizeram sentir. No segundo dia do Vale da Fraga foi desclassificado após ter cometido um erro numa das especiais. Gondomar, foi melhor para o João, determinado em acabar o campeonato conforme tinha começado, foi os dois dias ao pódio, 2º lugar no primeiro e 3º no segundo, mostrando assim ser um piloto capaz de lutar pela vitória da classe na próxima época.

Stefan Pinheiro - TM 300 2T


Stefan Pinheiro que tinha voltado ao CNE após um ano ausente, iniciou este ano o Campeonato na prova de Braga com o 2º lugar da classe, mostrando assim que estava em forma e capaz de lutar pela vitória da classe, prova disso foram os dois pódios conquistados na prova de Góis, levando a sua TM 300 2T ao 2º posto nos dois dias. Mas ainda não foi desta que o Stefan alcançou o titulo, por motivos de saúde não realizou as restante provas do calendário.


Nuno Barros integrou a equipa agora no final do campeonato, como experiência de adaptação ao CNE. Um novo desafio para Nuno que com treino e dedicação poderá no próximo ano fazer uma boa época junto com a equipa Valecambrense.

Fazendo um resumo da época em termo de resultados finais:
António Carmo - 1º - classe Veteranos
Carlos Alberto - 1º - classe Open
Diogo Valença - 12º - classe Open
João Silva - 9º - classe Verde 1
Nuno Barros - 12º - classe Verde 1
Stefan Pinheiro - 6º - classe Verde 2

"Uma aposta Ganha"

A ACMOTOS é o importador Nacional da TM RACING e com este projecto visou melhorar a imagem da marca Italiana no mercado Nacional, mostrando que são motas fiáveis e capazes de competir pela vitória, definitivamente uma opção a ter em conta na hora de comprar uma mota de Enduro.

"Maior equipa e também  maior comitiva de apoio"



A época 2011 do CNE também ficará marcada pela comitiva de apoio que acompanhou a equipa ACMOTOS | TM RACING | ENI | AS&S | DRENALINE ao longo de todas as prova do CNE, sem duvida a maior e mais efusiva da caravana do Campeonato Nacional. Muitos momentos de convívio e boa disposição, mas também de apoio aos pilotos. A equipa de assistência também muito contribuiu para o desempenho dos pilotos. No final todos ganhamos.

Parabéns à ACMOTOS | TM RACING | ENI | AS&S | DRENALINE - Campeões Nacionais (OPEN e VETERANOS).

Agradecimentos a todos os Patrocinadores que também tornaram este projecto viável e bem sucedido.


Texto: Joel Santos
Fotos: Modo J - Joel Santos e Jorge Gomes

Comentários

Publicações mais vistas