Joel Santos "Piloto Hobby" - A reportagem continua


Após a rubrica "Piloto por um mês", onde vesti a pele de um piloto de Enduro, reportando alguns passos para uma mínima preparação para qualquer piloto amador fazer uma prova de Enduro e terminei fazendo a prova do Campeonato Nacional de Enduro (CNE) em Góis na nova classe Hobby, surgiu agora a vontade e necessidade de continuar a reportagem até final do CNE 2012.

Os objectivos da minha participação no Campeonato Nacional de Enduro 2012, passa por motivar outros a também se iniciarem no Enduro aproveitando a classe hobby, mostrar como qualquer Piloto/atleta pode e deve cuidar da sua imagem para ir à procura de apoios, a divulgação do Enduro e a reportagem dentro da próprio corrida.

Inscrevi-me então na prova de Torres Vedras e fui à procura de condições para continuar esta aventura até ao final do CNE.

O dossier de apresentação

Criei o meu próprio dossier de apresentação, online e impresso, fui abordando algumas empresas já com uma estratégia bem definida e sempre referindo que não sou Piloto/atleta de resultado, mas sim capaz de passar uma boa imagem e divulgar o melhor possível o produto. O dossier foi feito com recurso a serviços de alguns dos meus actuais apoios, logo ao fazer o dossier além de me estarem apoiar, já estou a publicitar um produto/serviço dos mesmos e esta tem sido a receita que tenho usado, procuro sempre algum potencial parceiro que tenha algo que eu possa usar, sendo logo essa a melhor maneira de o promover. O trabalho e a dedicação são sempre recompensados e logo fui contactado por um novo patrocinador, Moto Junior, que se mostrou logo interessado no meu projecto e apostou em mim para divulgar a sua marca.

Dossier de apresentação

O Enduro de Torres Vedras

A classe hobby está a ser uma receita de sucesso para o Campeonato Nacional de Enduro voltar a encher o parque fechado, prova disso foram os mais de 70 pilotos inscritos nesta classe, representado quase metade do total de inscritos da prova!

Foto do parque fechado, só motas da classe hobby.

A organização antes da partida teve o cuidado de fazer um briefing para todos os participantes da classe hobby, onde abordou o funcionamento de uma prova de Enduro, para que todos aqueles que estavam ali numa primeira vez ou mesmo com pouca experiência em competição, pudessem assim tirar as suas duvidas, um ponto bastante positivo e que deve ser seguido nas próximas provas.

Enduro Test vista da Cross Test

Especiais Enduro Test e Cross Test à Mundial, percurso muito bonito e q.b. para a classe hobby, sendo os tempos mais folgado do que na prova de Góis. A especial Extreme desta vez também foi aberta à classe hobby, com vários desvios, mas assim foi mais uma oportunidade para todos os pilotos desta classe experimentarem uma especial cronometrada com maior dificuldade.

A minha prestação em Torres Vedras



Como o nome da classe indica, é um passatempo e encaro a corrida como tal, divertir-me e chegar ao final sem problemas será sempre o principal objectivo. Nesta prova já me senti mais confiante do que na prova de Góis, tinha treinado mais de mota e aquele nervosismo da primeira corrida já tinha passado, o facto de também já ter andado de mota em Torres Vedras aquando da minha visita à Escola de Enduro também ajudou a enfrentar o terreno com mais confiança.


No final terminei a prova no 41º posto da classe, dentro dos 76 pilotos à partida.

Video - onboard na Extreme Test

Video - onboard na Enduro Test


Video - onboard na Cross Test

A reportagem continua

Como um dos objectivos desta minha participação no CNE 2012 é a reportagem dentro da corrida, aproveitei o Sábado para fazer o reconhecimento das Especiais e registei com um video, onde abordei alguns pilotos entre os quais Gonçalo Reis, para saber o que analisam nesse reconhecimento para depois colocar em pratica durante a corrida.


Agradecimentos

Tenho de agradecer a todos os que me têm apoiado e me motivaram a continuar com esta reportagem e aventura no Campeonato Nacional de Enduro 2012 e agora venha a prova de 2 dias em Fafe.

Apoios/parceiros:
Fotografia ModoJ, AC Motos, CiberSistemas, Tendência Visual, Moto Junior, ValeDosDuros.com, EnduroPortugal.com.pt, Doutores do Enduro, Turres OffRoad, Sport Clube de Cambra, ValeDosDuros Bike, Seguros Protocolo Enduro Portugal.


Texto: Joel Santos
Fotos: Luís Norte e Joel Santos.

Comentários

Publicações mais vistas