Luís Oliveira e Diogo Ventura conquistam títulos Elite


Luís Oliveira e Diogo Ventura sagraram-se hoje campeões nacionais de Enduro nas respectivas classes Elite, o que sucede pela primeira vez na carreira dos referidos pilotos. A confirmação dos títulos aconteceu em Ourém, na jornada de encerramento do Campeonato, cujo vencedor absoluto foi Luís Oliveira.

Luis Oliveira (Foto de arquivo)
A chuva ainda "espreitou" o pelotão neste Domingo, caindo antes da partida durante cerca de meia hora e na fase inicial da primeira volta. À cautela, a organização aplicou desde logo algumas alternativas estudadas a sectores mais problemáticos do percurso, mas S. Pedro foi benevolente e face à melhoria das condições climatéricas, na segunda metade da prova o percurso já foi enfrentado na sua versão original, com cerca de 40 Km de extensão. Em Ourém alinharam 91 concorrentes para esta sexta e última jornada do Campeonato, sendo que os homens das categorias Elite e Open efectuaram quatro voltas ao percurso. 

Diogo Ventura (Foto de arquivo)
Luís Oliveira e Diogo Ventura têm ambos 19 anos de idade e são os novos campeões Elite, nas classes 1 e 2, respectivamente. Neste Enduro de Ourém, Oliveira comemorou a conquista da coroa com mais um triunfo absoluto. O piloto de Belas foi o mais rápido em nove das onze passagens por troços cronometrados, e à "geral" bateu Diogo Ventura por 38,5s. Paulo Felícia foi o 3.º absoluto, e 2.º da classe 1. 

Em termos específicos da classe 2, Ventura foi amealhando vantagem sobre Mário Patrão, cifrada em 25s à entrada para a penúltima "especial". Porém, nesse troço o piloto de Góis averbou uma queda, e Patrão passou para a frente apenas por meio segundo. Na última classificativa os dois homens estiveram ao ataque, mas Ventura foi mais veloz e garantiu a vitória na classe. 

Também na categoria Open a prova organizada pelo Natureza ACER desvendou os novos campeões. Na classe 1, Henrique Nogueira foi sistematicamente o mais rápido (menos em dois troços), e adjudicou o título com mais um êxito, sendo o 2.º neste dia Pedro Gravato. Quanto à classe 2, o espanhol Luis Cesar Morais impôs-se nesta jornada, mas o 2.º lugar rendeu a Nuno Oliveira os pontos suficientes para embolsar a coroa. 

Outro duelo aconteceu no Troféu Verdes, pois Bernardo Megre e Filipe Saúde chegaram a esta derradeira jornada em igualdade pontual na classe V1. O sucesso foi alcançado por Megre, que deixou o rival a 13s. Por outro lado, na classe V2 o primeiro na prova foi Ivo Pinto, seguido de Bruno Rocha, mas o 3.º lugar chegou e sobejou para o espanhol Arturo Iglesias ganhar o respectivo Troféu. Finalmente, em Veteranos, Arsénio Miranda levou a melhor nesta ronda, mas Paulo Miranda já antecipadamente tinha garantido o êxito global no Troféu dessa classe.


Fonte: fmportugal.pt

Comentários

Publicações mais vistas